0R$ 0,00
Item Quantidade Preço
xxxxx
0,00

Cola Epóxi: Como e Quando Usar

     Todos nós já passamos pela situação de ter algum objeto quebrado e querer, de alguma forma, colar os pedaços novamente. Mas, dependendo do material a ser colado, nem sempre conseguimos com as colas mais comuns que estão mais facilmente a nosso alcance. Para isso, te apresentamos as colas a base de epóxi, sua nova aliada nos próximos reparos que tiver que fazer com cola. 

     As colas a base de epóxi ainda são pouco conhecidas se comparadas às colas de PVA (Cola branca) ou as Termoplásticas (Cola Quente). Elas representam uma das melhores soluções quando alguém necessita de uma cola “barra pesada”, isso porque esse tipo de cola tem seu uso comum em materiais extremamente sólidos, como metais, madeira, azulejos em geral, vidro e até concreto. E, quando atingem o final do chamado “processo de cura”, é altamente resistente a água, ácidos e ao calor excessivo até em condições adversas. 

     A resina epóxi, também conhecida por alguns como poliepóxido, pode ser considerada quase oposta às colas termoplásticas. Por não amolecerem com o calor, são separadas em duas partes: uma é um tipo de resina plástica que quando misturada ao agente catalisador (endurecedor) dá início ao seu processo de “cura”. 

Quando e onde usar 

     Por se tratar de uma cola com uma resistência muito grande, podemos usá-la para diversos fins. Alguns de seus usos são: 

  • Construção civil: muito usada na reconstrução de estruturas de concreto, ou na adesão de um novo concreto sobre o outro mais antigo. Pode ser usada ainda nas rachaduras e fissuras em paredes. 
  • Industrial: pode ser utilizada na manutenção de máquinas substituindo soldas, ou como revestimento para áreas que demandem uma alta resistência química, e ainda como primer anticorrosivo. 
  • Doméstico: Como é uma cola muito versátil, pode ser utilizada no artesanato e em bijuterias, para colar pedras, metais e plásticos sem tirar o brilho e a transparência das peças. Além de serem grandes aliadas na realização de pequenos reparos, como colar porcelana. 
  • Automotivo: pode ajudar você a fazer pequenos reparos como a fixação de espelhos retrovisores. 

Como utilizar a cola epóxi 

     Antes de tudo, as superfícies a serem coladas devem estar limpas, secas e sem nenhum tipo de poeira ou gordura. Com elas preparadas, a utilização da cola é bastante simples: basta misturar os dois componentes em proporções iguais sobre uma base sólida e plana, e utilizar uma espátula para fazer a mistura completa dos componentes. Mas tome cuidado com o desperdício, pois após a mistura dos componentes o processo de cura é irreversível. Portanto, prepare apenas a quantidade suficiente para o uso na superfície a ser colada. 

     Depois de preparada, basta aplicar a cola epóxi nas superfícies e mantê-las em contato com a ajuda de um grampo, fita adesiva ou elástico por pelo menos duas horas. 

 

     Agora que voê já sabe bastante sobre a cola epóxi, confira as marcas e opções disponíveis aqui na Center Fertin: 

DUREPOXI LÍQUIDO

ADESIVO ARALDITE

Fontes:
New Trade
Suporte e Soluções