0R$ 0,00
Item Quantidade Preço
xxxxx
0,00

Como limpar a Caixa D'Água

Tigre

Fonte: Tigre

Você sabia que a caixa d’água precisa de limpeza periódica? Para garantir que o abastecimento de água em sua casa seja saudável e livre de impurezas, o indicado é realizar esta manutenção de 6 em 6 meses. Não lembra quando foi a última vez que você limpou a caixa d’água? Melhor garantir e fazer isso o quanto antes. 

Como escolher a caixa d’água ideal 

É muito simples dimensionar o reservatório ideal para o seu imóvel. Por exemplo: uma residência de consumo normal gasta em média 150 litros de água por dia. Se a família tem cinco pessoas, então basta multiplicar 150 por 5 que você verá que o consumo médio por morador é de 750 litros de água por dia. Assim, é interessante instalar uma caixa d’água com capacidade para 1.000 litros, pois desta forma ainda restará uma margem de reserva. 

Após instalar a caixa d’água é fundamental ter alguns cuidados, como mantê-la sempre limpa e fechada, pois esta atitude, além de manter a nossa água sempre limpa e purificada, também ajuda a combater certas pragas que podem afetar a saúde, como ratos e insetos, bem como que esta água se torne um criadouro para o mosquito da dengue. 

Como limpar sua caixa d’água 

É muito importante que a caixa d’água seja limpa de 6 em 6 meses, para garantir que o abastecimento de água para a sua família seja saudável. Para isso, basta seguir os seguintes dicas da Tigre
  

Você vai precisar de: 
  • Balde ou brocha 
  • Pá de plástico 
  • Luvas de Borracha 
  • 2 litros de Água Sanitária 
  • Pano 
  • Óculos de Proteção 
  • Cordão de Nylon (se for necessário amarrar a boia) 
      
  1. Inicie fechando o registro de entrada da casa. Caso não tenha acesso ao registro, amarre a haste da torneira de boia: um mecanismo que fica dentro da sua caixa d'água para controlar o nível de água 
  2. Deixe uma reserva de água de aproximadamente um palmo dentro da caixa e feche também os registros das saídas da caixa. Use esta água para lavar as paredes e o fundo da caixa com um pano úmido
    IMPORTANTE: nunca utilize vassouras, escova de cerdas metálicas, detergentes e qualquer tipo de sabão, no procedimento de limpeza da caixa d´água. 
  3. Retire a água da lavagem com a pá de plástico, balde e panos deixando-a bem limpa e com o fundo o mais seco possível, para evitar que a sujeira desça pelo encanamento.
    IMPORTANTE: nunca descarte a água suja pela tubulação de saída (pontos de consumo, como: torneiras, chuveiros e descargas), pois todos os resíduos provenientes do processo de limpeza ficarão acumulados nesta tubulação e contaminarão a água utilizada para consumo. 
  4. Abra temporariamente a entrada de água. Deixe entrar um palmo de água e adicione dois litro de agua sanitária. Não esqueça de proteger sua pele e olhos seguindo as instruções do fabricante do produto. Deixe agir por duas horas, molhando as paredes internas da caixa com uma broxa, balde ou caneca plástica. A cada meia hora verifique se as paredes secaram. Se isso acontecer, molhe novamente.
    IMPORTANTE: não utilize esta mistura (solução de água sanitária) para consumo. 
  5. Depois de passarem as duas horas, ainda com o registro fechado ou a boia da caixa amarrada, abra as saídas da caixa. Abra também todas as torneiras da casa e acione todas as descargas. Assim, você desinfeta também os canos da residência. 
  6. Lave também a tampa da caixa d'agua e recoloque-a com cuidado. É muito importante tampar a caixa d'agua de forma apropriada para evitar a entrada de pequenos animais, insetos e sujeiras que podem intoxicar a água. 
  7. Pronto! A manutenção foi concluída.

Caso tenha dúvidas, você pode contratar um profissional. Encontre um próximo de você através do site da Tigre: Pra Toda Obra

Fonte: Tigre | Marido de Aluguel Joinville