0R$ 0,00
Item Quantidade Preço
xxxxx
0,00

Como Amolar Facas na Pedra

A faca é uma ferramenta essencial no dia a dia da maioria das pessoas, sendo utilizada constantemente no preparo e consumo de refeições. Mas, para manter sua capacidade de cortar tão importante do uso diário das pessoas, as facas devem ser mantidas afiadas o tempo todo, permitindo que cumpram seu papel com eficiência.

As pedras sempre foram bastante úteis para afiar as facas e isso é possível de ser realizado seguindo os seguintes passos:

  1. Umedeça a pedra. Deixe-a mergulhada em água por cerca de 5 minutos antes de começar a usar. Uma sugestão é deixá-la em um recipiente com água.
  2. Você notará que a pedra possui dois lados: de um lado ela é mais fina, do outro mais áspera e porosa.  Quem afia as facas regularmente pode, geralmente, utilizar somente o lado mais fino da pedra (menos poroso). Tomando como exemplo uma faca que esteja cega, iremos começar a afiar pela parte mais áspera.
  3. Apoie a pedra já umedecida em uma mesa ou bancada por cima de um pano de prato para firmar. Encoste o fio da faca sobre a pedra, mantendo um ângulo de aproximadamente 30 graus. Use a outra mão para fixar a faca na pedra e manter o ângulo correto.
  4. Percorra a pedra de uma ponta a outra. Ao longo do percurso, passe todo o fio na pedra, desde a haste até a ponta. Para facilitar, imagine que você está cortando uma fina fatia da pedra.
  5. Faça isso de um lado da faca e depois do outro. O mesmo número de vezes nos dois lados.
  6. Vire a pedra. Agora você repetirá o mesmo procedimento do lado mais fino, somente para polir a faca
  7. Depois, coloque um pedaço de lixa fina 1200 de ferro sobre a pedra para finalizar, fazendo o mesmo movimento de amolar.
  8. Se quiser dar polimento e assentar o corte, pode utilizar uma chaira. Caso não tenha ou não saiba usar, uma outra opção é um pedaço de cinto de couro legitimo com pasta de polir. Para utilizá-lo, basta fazer o movimento de afiar a faca primeiramente no lado grosso do cinto e, depois repetir a operação no lado fino do couro.

Algumas curiosidades:

Os termos afiar e amolar muitas vezes são utilizadas como sinônimos quando falamos em facas. Mas existe uma diferença entre eles:

  • Afiar uma faca consiste em remover metal da lâmina para obter novamente o fio, refazendo a angulação desejada na lâmina para o corte. Quando dizemos que uma faca está cega, ela precisa ser afiada, neste caso podem ser usados uma pedra de afiar ou afiador elétrico.
  • Já amolar é colocar o fio cortante no lugar certo, apenas desentortando os possíveis dentinhos e desalinhos que ele possui. Neste caso, a parte da cortante da faca que está com algumas áreas tortas ou viradas, geralmente por serem usadas com pressão sobre uma superfície dura, são alinhadas novamente para o uso com o auxílio de uma chaira, por exemplo.

Segundo o Portal, Food 52, para saber se sua faca está precisando ser afiada ou amolada utilize um papel sulfite A4 na horizontal. Segure com a mão esquerda a ponta do papel (se você for destro) e com a mão direita posicione o fio da faca sobre o topo da folha e pressione para baixo para testar se a faca corta a folha:

  • Se a faca cortar de forma fácil todo o papel e não fizer nenhum som, ela está perfeitamente afiada e amolada.
  • Se a faca cortar o papel mas houver som do papel rasgado, sua faca pode estar precisando ser amolada.
  • Se ela não corta o papel com a pressão para baixo, tente fazer um movimento para frente e para trás (como em uma serra), se ela cortar desta maneira, está afiada, mas precisa ser amolada.
  • Se ela não corta o papel em nenhum destes modos, ela precisa ser afiada e amolada.

 

Fonte:
Portal Tudo Aqui
World Importados
Espaço do Gourmet