0R$ 0,00
Item Quantidade Preço
xxxxx
0,00

Disjuntor Desarmando com Frequência: O Que Fazer?

O disjuntor é um dispositivo de segurança que desarma toda vez que sua capacidade é ultrapassada . Ele desarma para interromper a corrente elétrica e evitar superaquecimento, que poderia começar um incêndio. O disjuntor tem a mesma função do antigo fusível, mas o fusível queima e aí é preciso trocar a peça por uma nova. O disjuntor tem uma mola que desarma o circuito, depois basta ligar novamente, sem precisar trocar peça.

As possíveis causas do desarme

A sobrecarga da rede elétrica é o motivo mais comum para um disjuntor desarmar. Isso é muito comum em casas antigas porque as instalações não foram projetadas para ligar tantos equipamentos que demandam energia. Ou o circuito pode estar sobrecarregado devido à instalação de novos equipamentos com potência superior ao que foi previsto no projeto (por exemplo, um chuveiro muito potente). Daí o jeito é reformar.

Como resolver

Se o quadro de energia ainda tiver montado com fusíveis, o melhor é trocar para disjuntores que são mais seguros e passar cabos (fios) novos!

Ao optar pela instalação de um disjuntor que suporte uma amperagem maior, troque também a fiação. Se você usar um disjuntor de 30A para uma fiação que aguenta 15A, os fios vão aquecer demais, mas o disjuntor não vai desarmar e pode acontecer um curto-circuito! Pense sempre no conjunto disjuntor + fiação. Os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais são: 1,5 mm² (15,5 ampères), 2,5 mm²(21,0 A),4,0 mm²(28,0 A),6,0 mm²(36,0 A),10,0 mm²(50,0 A).

Outras causas

Disjuntor desarmando depois de um tempo: Quando um disjuntor desarma com frequência existe a possibilidade da conexão do disjuntor com a fiação estar mau isolada ou frouxa. Para resolver o problema, é necessário isolar novamente a conexão. Pode ser também que algum equipamento esteja com defeito, provocando fuga de corrente, o que pode gerar um aquecimento excessivo e consequentemente o desarme do disjuntor. Avalie aparelho por aparelho. Os aparelhos não necessariamente precisam ser eletrônicos.

Disjuntor desarmando quando liga chuveiro: Algo muito comum no inverno é trocar o chuveiro por um novo mais potente e o chuveiro necessitar de maior amperagem do que o disjuntor a ele destinado suporta; assim, em poucos minutos de banho quente, o disjuntor irá desarmar, sendo necessário a troca do mesmo.

Disjuntor desarmando sozinho: Se você mora em um prédio antigo, o problema pode estar fora do seu apartamento. Pode ser que a prumada – cabo que vem do andar inferior e leva energia para todos os apartamentos – não esteja adequada e desarme o disjuntor geral do prédio. Para resolver a questão será preciso trocar a espessura (bitola) da prumada do condomínio. Vale ressaltar que esse cálculo e o projeto precisam ser feitos por um engenheiro elétrico. Mas, antes, tenha certeza de que a instalação elétrica do seu apartamento está bem feita. Chame um eletricista ou engenheiro elétrico pra avaliar.

 

De <http://100pepinos.com.br/disjuntor/>