0R$ 0,00
Item Quantidade Preço
xxxxx
0,00

Qual a diferença entre registro de pressão e registro de gaveta?

Necessários para controlar o fluxo ou bloquear a saída de água da instalação hidráulica, confira as principais dúvidas sobre registro de pressão, de gaveta e esfera.

Registro de pressão

É aquele componente que usamos para abrir e fechar o chuveiro, a torneira do lavatório do banheiro ou a torneira da cozinha. É um registro para uso no dia a dia.  Ele controla o fluxo de água apenas em um determinado ponto em que você usa.

 

Registro de gaveta ou de esfera

Também conhecido como registro geral, é aquele que fica na parede e você mexe de vez em quando pra fechar a água, se tem algum vazamento ou se você precisa fazer algum conserto ou manutenção. O papel do registro de gaveta é controlar o fluxo de água que vai da caixa d´água para toda a casa e é por isso que ele fica instalado na tubulação vertical, que traz a água pra casa. Eles devem ser instalados próximos aos seus respectivos pontos de uso. Isso quer dizer que cada circuito hidráulico precisa ter o seu registro. Quer um exemplo? Se houver dois banheiros na casa, indica-se a instalação de, ao menos, dois registros (um de pressão e outro de gaveta) para cada banheiro com a intenção de bloquear a saída da água do chuveiro, da torneira e do vaso sanitário.

Além de ser utilizado para bloquear a saída de água dos sistemas hidráulicos, o registro de esfera é também recomendado para instalações em caixa d’água, pois a peça é mais resistente e, geralmente, é feita do mesmo material dos tubos de conexão hidráulica da casa, que são de PVC.

O registro que liga o tubo da caixa até os pontos de uso deve ser instalado próximo à caixa d’ água para que seja acionado quando houver a necessidade de esvaziá-la por completo em caso de limpeza.

 

Base ou registro?

E muito comum as pessoas terem dúvida sobre a utilização da base e do registro. A diferença entre as duas peças, no entanto, é bem simples: a base é o registro sem o mecanismo de abre e fecha.

Essa peça está disponível sem esse mecanismo justamente para oferecer a liberdade de os consumidores escolherem seus acabamentos, permitindo uma estética mais agradável. O registro, por sua vez, é a peça completa, com mecanismo de abre e fecha incluso.

 

Como comprar o registro de gaveta?

Pergunte para o encanador as informações abaixo pra comprar o tipo certo e a quantidade necessária de cada um:

  • Qual deve ser o diâmetro do registro, pra ver se ele é compatível com o diâmetro dos canos
  • Se ele é para água fria ou água quente
  • Se ele será instalado rosqueando ou soldando
  • Qual deve ser o tipo de acabamento do registro (pode ser para instalação aparente ou embutida)

 

Dicas para economizar água

Já que registro é uma importante ferramenta para o uso racional da água, temos algumas informações importantes sobre o assunto:

  • Caso haja vazamento nos registros, não espere muito tempo para fazer o reparo do produto. Um furo de apenas 2 mm de diâmetro é capaz de desperdiçar até 3,2 mil litros de água por dia;
  • Na hora do banho, feche o registro de pressão quando for se ensaboar;
  • Tome uma ducha mais rápida: em um banho de 15 minutos, usando chuveiro elétrico, gastam-se 45 litros no caso de casa e 140 litros em apartamentos (a quantidade é maior nesse caso devido à maior pressão da rede). Se o banho for de cinco minutos, são gastos apenas 15 litros em casas e cerca de 50 litros em apartamentos.

Fonte: 100pepinos | Leroy