0R$ 0,00
Item Quantidade Preço
xxxxx
0,00

Limpeza Pós-Obra: Dicas e Cuidados

 

 

 

Quando todas as etapas de uma obra ou de uma reforma são concluídas, ainda existe uma etapa muito representativa: a limpeza. A faxina que deve ser feita após a finalização da obra exige muito cuidado e atenção, pois é uma tarefa que, quando não realizada corretamente, pode trazer problemas e dor de cabeça.

A limpeza pós-obra consiste em um minucioso trabalho de eliminação de sujeiras, respingos, manchas de tinta e excesso de rejunte resultantes de uma construção ou reforma. É uma limpeza muito diferente da limpeza comum, pois o imóvel a ser limpo apresenta quilos de sujeira, concreto, cimento, papelão, gesso, tinta, pó, cola, pedras, entre outros materiais. 

Confira, então, dicas e sugestões para realizar a limpeza pós-obra da melhor maneira possível, além de produtos necessários e cuidados importantes para o processo.

ANTES DE COMEÇAR, PROTEJA-SE

No decorrer da obra, os profissionais que trabalham no local devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), pois correm o risco de sofrer algum acidente. Mas é importante destacar que mesmo depois de sua finalização, permanece a necessidade de utilizar luvas, máscaras e óculos de proteção, já que alguns produtos de limpeza específicos para obras podem ser corrosivos e possuir cheiro mais forte do que os convencionais, de uso doméstico, de modo que quando entram em contato com a pele ou qualquer outra parte do corpo, podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, proteja você e sua equipe antes de dar início ao trabalho.

POR ONDE COMEÇAR?

Primeiramente, entenda o que você vai limpar e quais as necessidades de cada cômodo. Para realizar uma boa limpeza, acima de tudo é necessário conhecer o local e saber quais produtos são necessários para o ambiente, já que cada material exige um produto específico.

Recolha todo o lixo e resíduos, como pedras, pedaços de gesso, sacos de cimento e latas de tinta vazias e organize a bagunça. Isso facilitará o restante da limpeza. Tire tudo que puder ser removido antes de começar a varrer, abrindo espaço para a limpeza. E cubra com material apropriado todos os móveis e equipamentos que não possam ser removidos do local, dessa forma, essas peças ficam protegidas de qualquer dano.

Comece a limpar pelo fundo do imóvel, vindo da parte afastada até a entrada. Todos os cômodos devem ser limpos de cima para baixo, ou seja, primeiro o teto, azulejos e paredes e, por último, o chão. Em casas e apartamentos, o banheiro e a cozinha devem ser limpos por último, já que são os cômodos mais utilizados pelos moradores e que precisam de uma atenção maior.

PRODUTOS DE LIMPEZA: QUAIS ESCOLHER?

A lista básica de produtos e acessórios para a limpeza conta com uma grande quantidade de panos, baldes, bacias, vassouras de diversos tipos, luvas, rodos, sabão líquido e neutro, esponjas, escovas, desinfetante, limpador de piso para limpeza pesada, sacos de lixo, pá, limpa-vidros, removedores, aspirador de pó, escadas, entre outros equipamentos. Outros itens mais específicos são espátulas, estiletes e pincéis. 

Cada material exige cuidados específicos, então, é preciso pesquisar quais produtos devem ser usados na limpeza para não causar problemas e estragos. Além disso, deve-se observar também qual é a sujidade encontrada no material para utilizar produtos que de fato realizem a limpeza da mesma.

Para facilitar, primeiramente enxágue o piso retirando os resíduos de sujeira, depois aplique os produtos específicos para a limpeza seguindo as recomendações do fabricante. Por fim, remova a sujeira acumulada com água.

  • Ceras e graxas: pode-se remover utilizando cloro, bicarbonato de sódio ou saponáceo;
  • Ferrugem: saponáceo, água sanitária;
  • Lodo: amoníaco
  • Porcelanatos: a limpeza deve ser feita com detergentes neutros diluídos em água e com o apoio de panos macios. Para esse material não é indicado o uso de produtos como ácido fluorídrico, ácido muriático, impermeabilizantes, ceras e vassouras de cerdas duras. Essas últimas podem arranhar a superfície do piso.
  • Vidros: devem ser limpados com uma solução de 5 litros de água para 1 colher de sopa de vinagre ou detergente neutro e 1 colher de sopa de álcool. Depois, é necessário aplicar o limpa vidros. Não se esqueça de secar para finalizar.
  • Rejuntes: normalmente pedem o uso de água sanitária e cloro, porém existem opções caseiras que podem ser utilizadas, como o vinagre branco ou bicarbonato de sódio com limão. Aplique as soluções e espere agir.
  • Metal (limpezas mais leves): água e sabão neutro, combinados com o uso de um pano macio, podem ser usados para limpezas mais leves de metais. Caso o metal possua manchas, soluções ácidas, como vinagre ou limão, são uma boa solução. Para polir o metal, utilize uma solução de bicarbonato de sódio com água.
  • Pisos de madeira: comece varrendo o chão com uma vassoura de cerdas maciais, depois passe um pano úmido com produtos adequados para esse material.
  • Para outros materiais, compre produtos indicados e não esqueça de ler as instruções no rótulo dos produtos para utilizá-los de forma correta.

Na hora de utilizar os produtos de limpeza, dilua-os em água, evitando assim possíveis estragos. Para removê-los de forma definitiva, use bastante água.Jamais deixe um produto secar em qualquer superfície, pois pode causar manchas no local. Para eliminar o cheiro forte, mantenha as janelas e portas abertas para que haja ventilação.

ELIMINANDO A POEIRA

Para remover a poeira do piso, use o aspirador e o esfregão. Para a sujeira sair completamente, você deverá repetir o processo de limpeza diversas vezes. Nos cantos das paredes, use panos umedecidos. No caso da poeira fixada em paredes, faça a limpeza com uma toalha umedecida, mas certifique-se de que a tinta esteja completamente seca.

REMOVENDO AS MANCHAS DE TINTA

No processo de pintura, algumas gotas de tinta sempre caem em locais indesejados, como em pisos e azulejos. Para eliminá-las, você precisará de um removedor de tinta. Antes de aplicar o produto, certifique-se que o local esteja ventilado e utilize luvas na hora da aplicação.
Teste o produto em uma área pequena, para evitar manchas. Em seguida, aplique-o somente na área afetada.
Jamais utilize uma esponja de aço para a remoção, pois além de riscar a superfície, o aço poderá se desprender e acabar enferrujando sobre o material.

 

 

Fontes: 
Blog da Obra
Tua Casa
Bonde