0R$ 0,00
Item Quantidade Preço
xxxxx
0,00

8 dicas para manter suas ferramentas conservadas

As ferramentas são equipamentos essenciais quando se deseja realizar manutenções gerais ou atuar em obras. Uma boa ferramenta é aquele tipo de investimento para o futuro. Normalmente feitas de materiais metálicos, ferramentas no geral possuem uma enorme vida útil. No entanto, quando não são conservadas em bom estado de funcionamento podem apresentar, em primeiro lugar, um risco de segurança e, em segundo, podem afetar a produtividade. Pensando nisso, separamos algumas dicas para manter suas ferramentas em bom estado. Confira:

 

  1. MANTENHA AS FERRAMENTAS LIMPAS: A limpeza é sem dúvidas um dos pontos mais importantes quando o assunto é conservar ferramentas. Guardá-las molhadas ou úmidas é um ótimo jeito de fazer com que elas enferrujem, enquanto a poeira acumulada pode fazer com que ferramentas que possuem mecanismos (como um alicate ou uma tesoura) se tornem mais duras e difíceis de operar. A poeira é ainda mais perigosa quando falamos de ferramentas elétricas, já que o acúmulo dela pode afetar os circuitos internos da ferramenta, causando curtos e queimando o equipamento. Recomenda-se sempre limpar todas suas ferramentas com um pano seco antes de guardá-las, evitando futuros problemas com ferrugem ou com poeira. Depois de limpá-las com um pano, você pode ainda aplicar uma camada de WD-40 em suas ferramentas metálicas, removendo o excesso com um pano limpo, diminuindo ainda mais o risco de oxidação.  No caso de ferramentas elétricas, lembre-se de sempre desconectar da energia antes de realizar a limpeza e limpar as entradas e saídas de ar das ferramentas elétricas de modo a mantê-las livres e evitar superaquecimentos em outras ocasiões de uso.

 

  1. GUARDE AS FERRAMENTAS CORRETAMENTE: Guarde as ferramentas sempre em lugar seco e fechado, protegendo-os da chuva, umidade e exposição direta à luz solar. Também é ideal que se mantenha tudo organizado, em uma caixa de ferramentas, por exemplo, pois isso não só facilitará encontrar a ferramenta necessária numa emergência, como também evitará problemas como riscos causados pelo contato direto entre elas. Uma dica é conservar as embalagens do fabricante, geralmente caixas plásticas resistentes, pois elas auxiliarão também na hora de transportar as ferramentas para outros locais.

 

  1. CUIDE DO FIO DE CORTE: Ferramentas de corte, como serras, serrotes e facões necessitam de cuidado especial para não perderem o fio de corte, ficando inutilizadas. Para evitar isso, mantenha-as sempre limpas e lubrificadas antes de guardá-las. Além disso, é necessário também mantê-las sempre afiadas para que o fio de corte não se perca. Para isso, você pode utilizar uma pedra de amolar.

 

  1. UTILIZE A FERRAMENTA APENAS PARA SUA FUNÇÃO PRINCIPAL: Muitas vezes, para resolver uma emergência, acabamos utilizando uma ferramenta de uma maneira que não é a natural dela. Além de perigoso para o usuário, o uso incorreto também interfere na vida útil do equipamento.

 

  1. TOMADA: As tomadas são um dos pontos mais abordados quando o assunto são ferramentas elétricas. Isto porque, é comum ver equipamentos que tiveram o terceiro pino da tomada quebrado para simplificar a ligação em qualquer ponto de energia. Este procedimento pode influenciar negativamente na segurança de quem está operando a ferramenta e de quem estiver próximo. A melhor opção é fazer uso de uma extensão adequada ou de um adaptador, de modo a compatibilizar a ferramenta com o tipo de tomada que será utilizada.

 

  1. ATENTE-SE A VOLTAGEM: No caso de ferramentas elétricas, atente-se a voltagem da tomada e do equipamento antes de utilizá-lo. A grande maioria das ferramentas elétricas atuais trabalha de modo bivolt, ou seja, funciona tanto em 110V quanto em 220V. Porém algumas delas são somente 110V, e deste modo deve haver um cuidado quanto ao tipo de tomada que estas serão ligadas.

 

  1. ACESSÓRIOS: Além das ferramentas, os acessórios também merecem atenção para a conservação, já que estes também influenciam diretamente no desempenho e vida útil dos equipamentos. Mantenha-os sempre limpos e afiados.

 

  1. REVISÃO E SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS: É sempre necessário fazer a manutenção preventiva de suas ferramentas e equipamentos. Por mais que não se utilize regularmente algumas ferramentas, recomenda-se revisá-las ao menos uma vez no ano, especialmente as ferramentas elétricas. Deve-se ter em mente que as instruções no manual de cada equipamento devem ser seguidas a risca para garantir a qualidade ao trabalho desempenhado e a segurança do operador.

 

 

Fonte: Blog da Obra | Piatã Blog