0R$ 0,00
Item Quantidade Preço
xxxxx
0,00

Tipos de Disjuntores: saiba como diferenciar

Os disjuntores são mecanismos importantes para a segurança de uma casa pois eles protegem toda a rede elétrica da residência. Sua função é a prevenção de sobrecargas na instalação elétrica, impedindo a queima de aparelhos eletrônicos e até incêndios. Para cada tipo de instalação elétrica existe um modelo específico de disjuntor, a escolha do disjuntor a ser utilizado depende de vários fatores. Confira:

 

A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE DISJUNTORES ESTÁ NA QUANTIDADE DE POLOS

  • UNIPOLARES: Devem ser utilizados em circuitos monofásicos, como por exemplo circuitos de iluminação e tomadas.
  • BIPOLARES: Devem ser utilizados em circuitos de duas fases de 220v. É recomendado para ligar chuveiros e torneiras elétricas.
  • TRIPOLARES: Indicado para circuitos com três fases, como por exemplo: Sistemas trifásicos com 220v a 380v. A configuração desses circuitos depende da disponibilidade do projeto de instalação e também da rede elétrica.

 

OS DISJUNTORES TAMBÉM SÃO DIVIDIDOS POR 3 TIPOS DE CURVAS

  • CURVA B: Possui curva de ruptura entre 3 a 5 vezes o valor de corrente nominal. Por exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 90A e 150A. São indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.
  • CURVA C: Possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal. São indicados para cargas de média corrente de partida, como motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e máquinas de lavar roupas. 
  • CURVA D: Possui curva de ruptura entre 10 a 20 vezes o valor de corrente nominal. São indicados para cargas com grande corrente de partida como transformadores BT/BT (baixa tensão).

 

STECK, E TUDO SE LIGA. Com foco na segurança e no alto grau de confiabilidade de seus produtos, a Steck é líder no fornecimento de materiais elétricos para uso residencial, comercial e industrial. 

Esses itens e outros você encontra aqui na Center Fertin.