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5 dicas para expor corretamente os produtos na sua loja

Provavelmente você já ouviu a expressão “A primeira impressão é a que fica”. Por mais antiga que seja esta frase, ela sempre é verdadeira, principalmente em se tratando de varejo. Alguns recursos atraem a atenção do consumidor no momento em que ele entra numa loja, mas talvez a mais importante seja a exposição dos produtos. Produtos dispostos corretamente e de maneira harmoniosa transmitem organização e seriedade, além da funcionalidade. Encontrar de cara o produto que procura é tudo que um consumidor deseja ao entrar numa loja.

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE), uma boa e criteriosa exposição de produtos é capaz de aumentar de 12% a 40% o faturamento de uma loja. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar a exposição dos produtos em sua loja. Confira:

  1. Categorize os produtos: Organização é um dos pontos-chave da exposição de produtos numa loja. Pense em produtos que se complementam, agrupando por segmentos ou linhas. Por exemplo, o cliente que compra uma pia certamente precisará também de uma torneira. Posicione os produtos uns perto dos outros e crie composições completas para que o cliente encontre com facilidade tudo o que ele precisa. 
  2. Exposição: Respeite o campo de visão dos clientes e trabalhe os pontos-chave da sua loja.  Procure deixar os produtos expostos dentro do campo de visão das pessoas. Geralmente, o campo de visão costuma ter no mínimo 50 centímetros e no máximo 2 metros de altura. Lembre-se de que os produtos mais importantes devem ficar à altura dos olhos, em torno de 1,60 metro de altura.  Além disso, deixe as promoções bem visíveis, de preferência na entrada da loja. Quem nunca entrou numa loja para comprar determinado produto e saiu levando para casa mais do que deveria? Isso se chama compra por impulso e é comum entre todos os consumidores, ou quase todos. Uma boa dica para provocar esta reação é expor produtos em locais estratégicos, como próximos ao caixa.
  3. Ambiente: Trabalhe com a harmonia entre cores e iluminação. Assim, você poderá estimular os sentidos do seu cliente, proporcionando a ele uma sensação agradável de bem-estar. Faça com que ele se sinta à vontade, começando por esta experiência sensorial. 
  4. Materiais promocionais: Promoções sempre chamam atenção numa loja. Procure destacar produtos e materiais promocionais no ambiente. Afinal de contas, o ponto de venda é o local onde acontece a decisão de compra. Desperte o desejo no consumidor, faça com que ele não perca determinada promoção.
  5. Vitrine: A vitrine de uma loja é um cartão de visitas por excelência. É a isca que atrai o consumidor antes mesmo de ele entrar no ambiente. Portanto, dê toda a atenção à vitrine. Procure decorá-la e troque as peças expostas a cada semana ou pelo menos a cada 10 dias. Escolha produtos que se destacam nas vendas, pelo preço, demanda ou promoções.

 

Contudo, no caso de dúvidas, aconselhamos você a contratar um profissional especializado no assunto, como um designer, decorador ou até um vitrinista. 

 

 

Fonte: Viqua