0R$ 0,00
Item Quantidade Preço
xxxxx
0,00

Entenda a Diferença Entre os Tipos de Aquecedores

O inverno chegou e com ele chega a nossa preocupação com o frio que podemos passar dentro de nossos lares. Os aquecedores portáteis são ótimas opções para garantir garantir conforto térmico nos cômodos da sua casa nos períodos de inverno. Por isso, separamos algumas informações e dicas sobre aquecedores para você fazer a sua escolha e espantar o frio.

Conheça os tipos de aquecedores mais utilizados no inverno e os cuidados que é preciso ter ao mantê-los em casa:

COMO FUNCIONAM

Os aquecedores esquentam o ar em volta do aparelho e o dissipam para o ambiente. Por isso, são indicados para ambientes pequenos.

DICAS E CUIDADOS

  • Procure por aparelhos com selo de qualidade comprovado pelo INMETRO.
  • Verifique se a tomada do aquecedor é compatível com a da sua casa, e se a rede elétrica possibilita a ligação adequada de modo a manter a sua segurança.
  • Deve-se levar em consideração o ambiente que irá receber o equipamento, as condições do imóvel em relação à perda de calor, na hora da escolha do aparelho.
  • Evite a utilização do aquecedor ligado com benjamins ou junto com outros aparelhos elétricos.
  • Manter fora do alcance de crianças e de animais.
  • Nunca seque roupas, calçados, ou qualquer outro objeto sobre o aquecedor, nem coloque nada muito perto dele.
  • Quando for guardar o aparelho, lembre-se de protegê-lo com um plástico para evitar o acúmulo de poeira.
  • Não é aconselhado deixar os aparelhos que aquecem muito tempo ligados para não deixar o ambiente muito seco. Além da secura do ar eles podem colaborar para choques térmicos.
  • Mantenha longe de cortinas, cobertores, almofadas e puffs para evitar um possível incêndio.
  • Manter o ambiente limpo a fim de evitar irritações no nariz e olhos e alergias.
  • Deixar uma vasilha com água no mesmo local que estiver ligado o seu aquecedor portátil para manter a umidade relativa e causar menos desconforto ao nariz e à garganta. Existe também os umidificadores de ar que são ideais para esses casos.

TIPOS DE AQUECEDOR

- Quartzo

Os aquecedores a quartzo e os halógenos são aqueles que ficam "vermelhos". Ideal para cômodos pequenos, esse modelo funciona com barras de quartzo, o que faz com que a temperatura alta seja alcançada rapidamente. Outra vantagem do aquecimento por tubos de quartzo é que eles esquentam sem roubar o oxigênio do ambiente, por isso, o ar não fica seco. O aquecedor fica com uma luminosidade e transfere o calor para o ar.

Quartzo

- Halógenos

Este tipo de aquecedor se distingue dos demais por utilizar elementos de lâmpadas de halogênio de baixo consumo e alta durabilidade. Elas produzem o calor que é transferido para o ambiente, ao invés de bobinas elétricas ou outros gases nos condutores. Com esse material, o aquecimento da resistência é potencializado e, também, tem a vida útil prolongada, já que evita que a peça queime. O equipamento faz o aquecimento do ar pela troca de calor com o ambiente e, assim como os demais aparelhos, pode causar o ressecamento do ambiente.

Halogeno

- Termoventiladores

Os aquecedores do tipo termoventiladores têm uma hélice para acelerar a renovação do ar ao redor do aparelho, assim, eles aumentam o alcance e esquentam mais rápido. Algumas opções também têm mais de uma potência no mesmo equipamento, adaptando-se a situações mais ou menos frias. Um ponto negativo é que esses modelos possuem um ruído semelhante ao de um ventilador.

Os termoventiladores são indicados para espaços médios e pequenos. Eles são leves e fáceis de levar para a sala ou para o quarto, e algumas opções podem ser presas à parede.

termo

- Aquecedores a Óleo

Nesses modelos o óleo é aquecido e troca calor com o ar do entorno. Ele é mais silencioso que os outros, mas demora um pouco mais para começar a fazer efeito, já que é preciso que o óleo esteja quente primeiro. Além disso, não "queimam" o ar e mantém temperaturas constantes.

Geralmente eles ficam no chão e são ideais para espaços pequenos e médios, como banheiros e quartos. Mas um inconveniente é não são muito portáteis e tem superfície quente, podendo causar queimaduras se a criança encostar a mão.

oleo

- Cerâmicos 

Os aquecedores cerâmicos esquentam rápido, pois a cerâmica absorve o calor gerado em vez de se espalhar diretamente no ar. Eles têm um funcionamento parecido ao do ar-condicionado,

Os aquecedores cerâmicos podem ser fixados no teto ou na parede, e alguns vêm com controle remoto e opções de programação de temperatura e timer, por exemplo. Esses modelos são indicados para cozinha e banheiros.

ceramico

 

Para os aquecedores acima que "queimam o ar", a solução é o uso concomitante de um umidificador. O ar no outono e inverno é muito seco, o que já faz com que o uso de umidificadores seja indicado.

Fonte:
Blog